Esse Blog foi elaborado para os aluno do Colégio Estadual Almirante Tamandaré em São Pedro da Aldeia - RJ - Professora Helaine Soares.
Total de visualizações de página
sábado, 8 de outubro de 2011
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Atividade para o 2º ano do EM
Mapas Mentais
Utilizando essa técnica de estudo o seu rendimento pode melhorar e muito, como também o tempo de estudo pode ser reduzido.
Quero saber:
O link da sua pesquisa.
O assunto que o mapa tratou.
O que você entendeu com as informações do mapa?
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Para o 8º ano.

MAL / BEM === MAU / BOM
A palavra MAL (grafada com L) pode ser classificada como substantivo ou advérbio e é o antônimo (oposto) da palavra BEM
Já a palavra MAU, classificada como adjetivo, é o oposto de BOM e se escreve com U.
Então como fica a palavra que representa a qualidade daquilo ou daquele que é MAU?
MALDADE ou MAUDADE?
Como sabemos, a Língua Portuguesa é originária de outra língua antiga, o Latim.
Por isso temos a palavra MALDADE, que veio para o português diretamente da palavra latina malitas, malitatis, que significava “ruindade”, “mal”, “dano”.
Pela evolução normal, segundo as leis fonéticas, o “malitate” do latim acabou dando MALDADE em português, mantendo o L, que já existia em latim.
Historicamente, portanto, não apareceu em português o adjetivo MAU, para depois se anexar o sufixo –dade para formar MALDADE, como aconteceu com outras palavras. Se fosse assim, com certeza, teríamos a grafia “maudade”.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Atividade para o 3º ano.
Essa semana foi muito movimentada por causa da Gincana. Por isso resolvi postar aqui as orientações para nossa tarefa.
Esse trabalho será entregue até o dia 30/08.
Vamos fazer um FICHAMENTO.
Existem Dois principais tipos de fichamento:
1 - O Fichamento Bibliográfico, ou Simples, ou de Citações;
2 - O Fichamento de Leitura, ou de Resumo, ou de Conteúdo.
A dierença entre os dois é que o primeiro é mais simples, onde selecionamos frases do texto, consideradas as mais importantes e destacamos em um ficha ou folha de papel.
Já o segundo requer uma análise textual e um comentário de forma opinativa sobre o conteúdo, ou seja, você vai dar a sua opinião sobre o assunto.
O que eu quero, nesse momento é o primeiro tipo. Você vai escolher um texto interessante e apenas tirar partes do texto (que achar importantes) e vai copiar em uma folha, cuidando para que seu texto fique COESO.
Além disso devemos observar alguns cuidados nesse tipo de trabalho:
1: Você pode citar apenas pedaços de frases, mas deve ter cuidado para suas frases não perderem o sentido (isso é Coesão).
Exemplo:
Frase completa: "Aos poucos, ao adquirir mais experiência, cada pesquisador define que tipo de organização é mais adequada para o seu campo de pesquisa e para a sua forma de trabalho" (linha.19).
Citação de parte da frase: "Aos poucos, [...], cada pesquisador define [...] organização [...] mais adequada [...] para a sua forma de trabalho" (l.19).
Isso é só um exemplo para que você tenha idéia do que estou falando, e nesse caso, as reticências dentro dos colchetes "[...]" fazem muita diferença, pois, destaca no seu trabalho que você selecionou partes de determinada citação.
2: Você deve colocar a citação conforme está no texto original, sem mudar uma vírgula sequer de posição, e ao final colocar sempre a página (ou linha) onde estava o texto original!
Acho que com essas dicas e as orientações do texto impresso você vai conseguir a nota máxima nesse trabalho que vale 2,0.
Você deve entregar o texto original, valendo 0,5 e o fichamento que vale 1,5!
Mãos à Obra!
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Delegado do Distrito Federal relata crime em forma de poesia
"Já era quase madrugada
Neste querido Riacho Fundo
Cidade muito amada
Que arranca elogios de todo mundo
O plantão estava tranqüilo
Até que de longe se escuta um zunido
E todos passam a esperar
A chegada da Polícia Militar
Logo surge a viatura
Desce um policial fardado
Que sem nenhuma frescura
Traz preso um sujeito folgado
Procura pela Autoridade
Narra a ele a sua verdade
Que o prendeu sem piedade
Pois sem nenhuma autorização
Pelas ruas ermas todo tranquilão
Estava em uma motocicleta com restrição
A Autoridade desconfiada
Já iniciou o seu sermão
Mostrou ao preso a papelada
Que a sua ficha era do cão
Ia checar sua situação
O preso pediu desculpa
Disse que não tinha culpa
Pois só estava na garupa
Foi checada a situação
Ele é mesmo sem noção
Estava preso na domiciliar
Não conseguiu mais se explicar
A motocicleta era roubada
A sua boa fé era furada
Se na garupa ou no volante
Sei que fiz esse flagrante
Desse cara petulante
Que no crime não é estreante
Foi lavrado o flagrante
Pelo crime de receptação
Pois só com a polícia atuante
Protegeremos a população
A fiança foi fixada
E claro não foi paga
E enquanto não vier a cutucada
Manteremos assim preso qualquer pessoa má afamada
Já hoje aqui esteve pra testemunhá
A vítima, meu quase chará
Cuja felicidade do seu gargalho
Nos fez compensar todo o trabalho
As diligências foram concluídas
O inquérito me vem pra relatar
Mas como nesta satélite acabamos de chegar
E não trouxemos os modelos pra usar
Resta-nos apenas inovar
Resolvi fazê-lo em poesia
Pois carrego no peito a magia
De quem ama a fantasia
De lutar pela Paz ou contra qualquer covardia
Assim seguimos em mais um plantão
Esperando a próxima situação
De terno, distintivo, pistola e caneta na mão
No cumprimento da fé de nossa missão
Riacho Fundo, 26 de Julho de 2011
Del REINALDO LOBO
segunda-feira, 11 de julho de 2011
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Admirável Mundo Novo
Nossa Tarefa de hoje 06/07/2011
Leia os resumos do Livro ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, procure também algo sobre o filme. O que vocês acham da história? QUE TAL CRIARMOS ALGO SOBRE ESSE TEMA? Ficção Científica e Realidade. Gostaram?
Faça o seu comentário.